Publicidade

segunda-feira, 1 de outubro de 2012 NBA, outras | 23:26

NA NBA TÉCNICO NÃO GANHA MAIS QUE JOGADOR. NO FUTEBOL BRASILEIRO, SIM

Compartilhe: Twitter

Tom Thibodeau assinou na tarde desta segunda-feira um novo contrato com o Chicago. Serão US$ 20 milhões por um acordo de quatro anos.

Isso vai dar a Thibs US$ 5 milhões por temporada. Por mês, US$ 416,67. Em nossa moeda, o salário anual do treinador do Bulls (foto) equivale a R$ 10,13 milhões. Se dividirmos por 12, teremos cerca de R$ 850 mil por mês.

Muricy Ramalho é o técnico mais bem pago do Brasil: renovou recentemente com o Santos por mais um ano em troca de R$ 750 mil e quando Neymar não joga, o aproveitamento da equipe é apenas 25,0% — melhor apenas do que o do Atlético-GO, lanterninha do campeonato, que tem 24,0%. Luís Felipe Scolari recebia do Palmeiras R$ 700 mil por mês. Pediu demissão há algumas semanas, pois não conseguia tirar o time da zona do rebaixamento. Tite (exceção neste deserto de competência) teve seu salário reajustado pelo Corinthians e receberá R$ 550 mil mensais. Wanderley Luxemburgo fatura R$ 520 mil do Grêmio e não ganha um campeonato importante desde 2004, quando foi campeão brasileiro com o Santos. Completando esse “top 5”, aparece Dorival Júnior, técnico do Flamengo, que recebe R$ 450 mil e não faz o time deslanchar: no returno, o rubro-negro é o 19º colocado.

Os salários de Muricy e Felipão se aproximam ao de Thibs. E olha que existe um abismo, uma distância colossal, entre os faturamentos da NBA e do futebol brasileiro.

Além disso, enquanto no basquete o técnico tem uma importância considerável, no futebol ela é muito pequena. No basquete, os treinadores podem tirar e colocar jogadores de acordo com a conveniência da partida, têm à disposição sete pedidos de tempo, mais os tempos da televisão, têm a seu favor o fato de a quadra ser bem menor do que o campo de futebol, o que permite uma interação maior entre treinadores e atletas. No futebol isso não existe. Os técnicos podem trocar apenas três jogadores, não têm os pedidos de tempo a seu favor e o campo é gigantesco se comparado com uma quadra de basquete.

Muricy (foto) mesmo costuma dizer que a importância de um treinador é de 25% no rendimento de um time de futebol. Se é tão pequena assim (e o depoimento é de um treinador que tem quatro títulos brasileiros e uma Libertadores), por que nossos cartolas pagam tanto para um treinador?

Aqui no Brasil, treinador ganha mais que a estrela do time. Vejam o caso de Neymar. O Santos paga a ele R$ 500 mil. Os outros R$ 2,5 milhões vêm de patrocinadores. Ou seja: Muricy ganha mais do que Neymar! Valdívia, maior salário do Palmeiras, ganha R$ 600 mil. Ou seja: Felipão também faturava mais do que a estrela da companhia. No Grêmio, Kléber é o maior salário: R$ 400 mil, R$ 120 mil a menos do que Luxemburgo.

Na NBA, nenhum treinador ganha mais do que a estrela do time.

Se Thibs vai ficar com US$ 5 milhões nesta temporada, Derrick Rose, o astro da franquia, tem garantido US$ 16,4 milhões. No Oklahoma City, Scott Brooks também acabou de renovar o contrato: US$ 16 milhões por quatro temporadas; US$ 4 milhões por campeonato trabalhado, enquanto que Kevin Durant, o melhor jogador do time, ganha US$ 16,6 milhões por ano. No Lakers, Mike Brown recebe US$ 4,5 milhões e Kobe Bryant US$ 27,8 milhões. Querem mais? Pois não: Doc Rivers ganha por ano do Boston US$ 7 milhões e Paul Pierce, maior salário do time, vai amealhar US$ 16,7 milhões; Gregg Popovich vai faturar US$ 6 milhões do San Antonio, já Manu Ginobili ficará com US$ 14,1 milhões.

Na Europa, treinadores também não ganham mais do que os astros. Tito Villanueva não recebe mais do que Messi; nem mesmo Pep Guardiola tinha um salário maior do que o argentino. Idem para Mourinho em relação a Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Não sei quanto ganha Roberto DiMateo, mas eu duvido que ele fatura mais do que Frank Lampard.

Enquanto isso, aqui no Brasil…

Tudo errado, minha gente. Escrevi esse post para mostrar outra das aberrações do futebol brasileiro, embora o nosso botequim seja um botequim de basquete. Mas o fiz traçando um paralelo com o basquete e principalmente com a NBA. Os cartolas brasileiros ainda não perceberam que técnico não entra em campo. Na Europa todos sabem disso; na NBA também.

Os treinadores no basquete, como disse, têm uma importância muito maior do que no futebol. Mesmo assim, eles não entram em quadra. E no futebol, onde a relação dos “professores” com o jogo é muito menor, aí é que eles têm que ganhar menos mesmo.

Nossos cartolas, lamentavelmente, ainda não se aperceberam disso. E lesam os combalidos cofres de suas respectivas agremiações pagando verdadeiras barbaridades para quem tem uma influência muito pequena no espetáculo.

Autor: Tags: , , , , , , ,

12 comentários | Comentar

  1. -8 Thallis 01/10/2012 23:40

    Como ja diria Platao, o grande problema da sociedade eh a incompetencia dos governantes…transportando isso para o futebol brasileiro seria os cartolas, triste ver isso, quem sabe um dia esse panorama nao melhore, nao eh… Sorma, ta chegando a hora! O mes eh este, ja comeco, pre season comeca sexta…esperando anciosamente pelo dia 30! Abcs

  2. -9 Daniel 02/10/2012 0:13

    Bom post Sormani, só faltou citar que o nível técnico dos treinadores brasileiros, não é lá grandes coisas…

  3. -10 Elthon John Leite 02/10/2012 1:09

    Amigo Sormani, como vai?! Tá chegando mesmo… bem, como você também já garanti meu league pass. Mas te tira uma dúvida se possível: No Schedule do site da NBA, aparecem alguns jogos que serão transmitidos pela NBA TV, será que conseguiremos ve-os pelo league pass?
    Grande abraço! Mais uma vez deu um SHOW de análise… por isso e por outras coisas, venho deixando o futebol e meu Flamengo cada vez mais de lado, estou é preocupado com nosso Bulls e ansiosíssimo pra começar logo esta temporada que promete! Abs

    • Fábio Sormani 02/10/2012 9:51

      Elthon
      Todos os jogos estarão disponíveis pelo League Pass. Fique tranquilo.
      Abs.

  4. -11 D4n 02/10/2012 8:01

    E então Sormani. Quem disse que salário de professor nao é bom no Brasil. Veja só o Professô Luxemburgo, o Professô Muricy…

    • Fábio Sormani 02/10/2012 9:51

      D4n
      Essa foi boa!!!!!!
      Abs.

  5. -12 JCMASTER 02/10/2012 8:24

    Eu concordo com a questão da deturpação mas, acredito que nenhuma empresa contrate um profissional que financeiramente dá prejuízo! Se o Murici ganha isso td, por exemplo, é que ele dá mais lucro (patrocínio, visibilidade, agrega a marca) mais que um Helio dos Anjos (que poderia até dar os mesmos resultados futebolísticos) mas, pro mercado não é tão lucrativo!

    Eu não discordo de atletas e treinadores ganharem tanto dinheiro por que, se eles não ganhassem, esse dinheiro ficaria todo com os clubes e dirigentes, o que eu acho pior ainda!

  6. -13 FaBio Alexandre 02/10/2012 8:50

    que me perdoem o linguagem
    mas o futebol brasileiro é igual m&%$@ quanto mais se meche mais fede…..

    é lamentável o abismo do futebol brasileiro com o europeu.
    é lamentável que o ídolo de uma geração passada Ronaldo tenha 16 anos de diferença pro ídolo atual Neymar (onde foi o investimento em renovação)
    é lamentável o nível da nossa seleção brasileira, que ao meu ver mantendo as proporções devido a investimento e interesse popular e midiático, deveria ser (olha a comparação) como o time norte americano de basquete ou seja imbatível….Nossa seleção hoje é um remendo da seleção de outrohora.

    abraco

  7. -14 Jefferson 02/10/2012 9:15

    Aqui no Brasil qualquer coisa a culpa cai no tecnico. não tem essa de jogador ruim, jogador que contunde muito, se o time perde 3 partidas o tecnico é demitido. Sem contar que nenhum contrato com tecnico é assinado por 2 ou 3 temporadas.

    A Pressão em cima no Treinador Brasileiro é absurda, o Salário se faz merecido.

  8. -15 eduardo caba da peste 02/10/2012 9:16

    o brasil é um dos paises onde um enganador pode fazer mais sucesso. se tem um emprego bom , é treinador de futebol , e se for da seleção ,melhor ainda, veja o caso do mano meneses , do dunga, os caras so trabalham alguns dias por ano e ganham uma grana preta e ainda reclamam. aaahhhh e tem aquela ladainha de sempre , q sempre sobra pro treinador no brasil, tb o cara ganha em um mes o que 90 % dos brasileiros não ganham em um ano. vai se f$%@…. besta é o q paga pau pra esses caras.

  9. -16 Ricardo 02/10/2012 9:50

    Muito bom o seu texto Sormani. Há tempos que não escrevia, porém todos os dias passo por aqui e vejo comentário por comentário as discursões sobre esse esporte maravilhoso que é o basquete.
    Achei bem legal a comparação com o futebol, e acredito que o que acontece na NBA (treinador ganhar menos que as estrelas) acontece também no basquete nacional. Vc sabe como é isso por aqui Sormani? Não acredito que os técnicos do Flamengo ou Brasília ganhem mais que suas estrelas.
    Ontem estava dando uma olhada na TV e na sexta-feira as 15:00 se não me engano vai ter o meu Boston Celtics contra o Fenerbahce. Pena q o horário é muito ruim para eu acompanhar.
    Fique na paz ai Sormani e td de bom para a galera do botequim.

    • Fábio Sormani 02/10/2012 9:54

      Ricardo
      Não tenho ideia de qto ganha um treinador por aqui.
      Abs.

  10. -17 Russielton 02/10/2012 9:58

    Flamengo 2009, campeão com um técnico que ganhava 50 mil/mes (andrade).
    Prova cabal da influência do técnico no time, o salário é justificado pelo currículo, assim, mesmo em decadência um técnico multicampeão pode dar seu preço, e os times desesperados para dar resposta a pressão da torcida sedem a extorsão. Oferta x Procura.

  11. -18 Americo 02/10/2012 10:17

    Eu acho q isso se dá pela oferta X procura. E outra se o tecnico é Campeão aí o salário é outro!!

  12. -19 Edinho - blogueiro do Draft Brasil 02/10/2012 10:19

    Sormani, como dissemos no RT que demos no Twitter deste seu post, é a mais pura realidade. Enquanto os treinadores daqui forem tratados como astros, os clubes brasileiros de futebol seguirão nessa pindaíba em que se encontram. Quem dera um dia em que o campeonato brasileiro seja comparado em termos de valor ($$$) c/ a NBA ou outras ligas profissionais respeitadas internacionalmente. Abcs.

    PS: Preparado p/ responder as perguntas da nossa nova coluna?

    • Fábio Sormani 02/10/2012 10:20

      Edinho
      Valeu pela msg. Sim, preparado.
      Abs.

  13. -20 Caio Lesfer 02/10/2012 10:23

    Excelente texto, Sormani. Como comentei no twitter, esta é a diferença entre produto bom e ruim; profissionalismo e amadorismo; dirigentes/cartolas americanos e brasileiros; campeonato NBA e campeonato CBF.

  14. -21 augusto 02/10/2012 10:43

    Sormani muito boa materia divido da mesma opnião quem faz show são jogadores e não os tecnicos , além do mais aqui no Brasil os dirigentes de times também aprecem muito não vemos essa mesma situação na europa

  15. -22 Fabio Vasconcellos 02/10/2012 10:47

    Sormani, os presidentes de clubes no Brasil quebram os cofres para pagar por treinadores de grife, para que esses sirvam de escudo para sua omissão e incompetência.

    Veja o exemplo do meu Santos. A diretoria pecou em planejar e montar um time que segurasse o rojão durante as incontáveis convocações do Neymar e outros jogadores do time. Se omite em peitar a CBF e acabar com isso, e o time definha em campo. E, mesmo isso (o desempenho rídiculo do time em campo) sendo responsabilidade também do treinador, acaba sendo cômodo deixá-lo lá ganhando uma fortuna, para que ele sirva de para-raios e as críticas não cheguem à diretoria.

    Aqui, menos do que o ganho esportivo, os dirigentes querem um treinador caro para servir de escudo.

    • Fábio Sormani 02/10/2012 11:39

      Fabio
      Interessante seu pto de vista. Faz mto sentido: treinador como escudo para a incompetência dos cartolas.
      Abs.

  16. -23 Daniel 02/10/2012 10:55

    Excelente análise, assino embaixo os 2 pontos, salários estratosféricos aqui, e a importância do técnico no basquete (no vôlei também) é muitíssimo maior. Uma aberração. abs

    • eduardo caba da peste 02/10/2012 11:54

      bem lembrado, em esportes com muitas substituições , o treinador tem um papel mais importante.

  17. -24 Thiago Guarujá 02/10/2012 10:58

    eu acho esse tema muito bom para discutirmos,para min um tecnico só não pode ganhar mais que o principal jogador do time,porque vemos o barcelona do Guardiola era um time completo na defesa-meio-ataque e hoje vemos o barcelona do Villanova um barcelona forte no ataque e fraco na defesa será que isso será resolvido com o tempo ? só o tempo nos mostrará,para min só existe 4 tecnicos no mundo que podem receber uma bagatela de dinheiro Mourinho,Guardiola,Phil Jackson e Bernadinho pois com esses caras no banco é 70% de conquistas certas concorda Sormani ?,agora falando do Thibodeau só falta uma coisa para o time do Bulls ser forte e um dos grandes canditados ao título da NBA um companheiro forte para Rose no ataque porque a defesa é muito forte do Bulls uma dupla entre Rose e Anthony ou Rose e Aldridge só falta essa peça no Bulls seria isso sormani ? ! abs

    • Fábio Sormani 02/10/2012 11:40

      Thiago
      No lugar do Bernardinho eu coloco o Zé Roberto Guimarães.
      Abs.

  18. -25 Bruno Camargo 02/10/2012 11:10

    O salario do Thibs é sem impostos? pq eu me lembro que no palmeiras o salario do felipão era 700 mil limpo, então pode acontecer de ser maior .

    • Fábio Sormani 02/10/2012 11:41

      Bruno
      Verdade! Os salários no Brasil são limpinhos. Lá os caras morrem com quase 50% de impostos.
      Abs.

  19. -26 Rafael Celta 02/10/2012 11:25

    Sormani só por curiosidade qual é o maior salario do Corinthians?
    Abs

    • Fábio Sormani 02/10/2012 11:41

      Rafael
      Sheik: R$ 550 mil.
      Abs.

  20. -27 Diego Maulana 02/10/2012 11:27

    Pois é Sormani, como disse via twitter, também acredito que os técnicos de futebol são supervalorizados, tanto em sua importância, quanto com seus salários, nesse último caso mais visivelmente no Brasil e concordo com sua analise. Sou palmeirense e em quatro anos vejo o sexto técnico passar pelo time, sendo que três deles eram considerados os melhores do país e vieram ganhando fortunas. E qual foi o custo beneficio disso? Muito pouco. Um Paulista e uma Copa do Brasil. Por outro lado, colecionamos vexames, como eliminações para Sport e Atlético GO na Copa do Brasil, para o rebaixado Goiás na Sul-Americana e campanhas pífias no Brasileiro, uma delas que teve a perda de um título ganho. Fora que o treinador que mais deixou saudades foi o interino Jorginho, que menos tempo aqui ficou. E no mesmo período vimos técnicos interinos como o Andrade, ou de menos expressão, como Celso Roth, ganharem Brasileiro e Libertadores, respectivamente. Até mesmo a seleção foi prova disso. Gostem ou não, o Dunga, sem experiência prévia, fez um bom trabalho. Ganhou Copa América, Copa das Confederações, foi o primeiro nas eliminatórias.. mas como só a Copa do Mundo vale no Brasil… enfim, acho desproporcional o salários que eles ganham pela importância que têm. E isso fica mais visível quando se compara ao que acontece no basquete, como você bem fez. Acho que os clubes deveriam rever esses conceitos…

    Ps:. Concordo. Jimi Hendrix é um dos maiores gênios da música em todos os tempos. Abraço

    • Fábio Sormani 02/10/2012 11:43

      Diego
      Concordo com vc: meu treinador para a Copa do Mundo seria o Dunga. Depois dele, o Tite. Se não der com nenhum deles, que fique o Mano, pois ele é igual aos demais.
      Abs.

    • eduardo caba da peste 02/10/2012 11:52

      Dunga é horrivel, so mostra a falta de criterio da cbf pra escolher treinador. Um jogador de futebol pra ser da seleção teria q ter sucesso em clubes. O cara pode ter sido um craque mas não quer dizer q via ser um grande treinador. Se o Dunga tivesse treinado alguns clubes , seria possivel identificar q ele é o tipo de treinador q permite a teimosia levar a burrice.

  21. -28 Maggo 02/10/2012 11:50

    Sormani, acho essa inflação se deve principalmente a postura dos dirigentes, no Brasil poucos ficam no cargo 18 meses. Vamos ao Dorival, passou por Atletico, Internacional e agora esta no Flamengo, e muitas as vezes ficam sem receber tendo de buscar na justiça, temos poucas opções no mercado vai ter sempre um time deseperado querendo pagar. Não acho tão absurdo o tecnico ganhar mais q as suas estrelas, afinal ele deveria estar na posição de comandante e organizador, Ainda mais no Brasil que as estrelas pouco jogam aqui sendo rapidamente vendidos para o exterior, sobrando para o tecnico arrumar a bagaça. Ai quando um time resolve fazer diferente ‘ Santos ‘ a Midia não ajuda, o q eu li que Neymar deveria ir embora porque foi expulso no ultimo jogo.

  22. -29 Caio 02/10/2012 12:01

    maior salário do gremio e do kleber, 500 mil. informação no texto esta errada.. Kobe MVP

  23. -30 LeoDantas 02/10/2012 12:11

    O dia que o futebol tiver o mesmo nível de organização das ligas profissionais nos EUA e em outros países, quem sabe poderemos ver o futebol ter grandes patrocínios, salários “realistas” para todos os profissionais envolvidos, estrutura melhor e assim vai
    Enquanto isso, ficamos assistindo a esses disparates salariais…
    Enquanto lá quem vai a um ginásio, tem conforto, horario decente, transporte, aqui um trabalhador tem que ir assistir um jogo plena quarta 22h da noite, simplesmente ridículo…

  24. -31 Marcio 02/10/2012 12:14

    Ola Sormani,

    Vejo o que vc disse por outro lado. A grande culpa é que nosso futebol nao é profissional e sim é amador. Falo isto por causa dos cartolas. Qual a culpa de um treinador no caso por pior que ele seja, ele pede valor X e pagam o problema nao é dele e sim dos cartolas. Se eu chegar no clube Y e pedir 1 milhao e me pagarem eu nao tenho culpa, culpado é de quem paga.

    Tecnico de futebol deita e rola porque os cartolas sao amadores , todos eles sem excecao, e tem situacoes piores pagam o maior salario do brasil da america e ainda fazem disto um motivo de orgulho quando deveria ser justamente o contrario. Gostaria de ver se na empresa deles, caso tenham, eles contratem um profissional e saiam dizendo que estao pagando o maior salario do estado para um gerente.

    Quando nosso futebol for profissional esta farra acaba. Mas esta longe de acabar.

    Em ligas como NBA, NFL sao ligas profissionais com regras e geridas por profissionais. E outro ponto importante os times tem donos ou seja sao empresas se fizer uma contratacao ruim sai do bolso dele e ele podera sofrer as consequencias.

    Tecnico ganhar mais que grandes estrelas é o fim da picada por mais que o tecnico que seja bom exemplo Phil Jackson, ninguem ia ao Staples Center para ver Phil Jackson sentado na cadeira ao invez de ver Kobe.

    Abracos

  25. -32 Marcos Gasparotti 02/10/2012 12:29

    Adorei esse post Sormani. Técnico ganha muito aqui e não tem muito peso assim nos resultados. Suponhamos que eu, a partir de hoje, fosse técnico do Corinthians por exemplo. Nunca fui técnico de futebol, mas chegaria nos jogadores e falaria, joguem da maneira que estão acostumados a jogar, você acha que o Corinthians comigo como técnico iria perder todos os jogos daqui para frente, claro que não, muitos jogos seriam ganhos não por causa de mim, mas porque o time joga bem.

  26. -33 Ricardo Camilo 02/10/2012 13:28

    Só tem um detalhe: qd o time perde uma sequência de jogos, todos (inclusive a imprensa) se apressam a culpar o treinador, isso é cultural no nosso esporte.

    Qd foi sondado para trabalhar como técnico no Brasil, Diego Aguirre (do Peñarol) disse: “Trabalhar no Brasil é complicado, com 3 derrotas o treinador já fica com o emprego em risco, e lá se joga 3 vezes por semana”.

    Então: se a culpa é sempre do técnico (que participa de 10% de todo o processo, os 25% do Muricy são exagerados), nd mais justo que eles peçam salários absurdos, e nossos dirigentes pagam pq não dói no bolso deles, como acontece na NBA.

  27. -34 Cesar Callegari 02/10/2012 13:44

    Sormani boa tarde,
    Bom post.
    Da para termos uma maior noção o quanto estamos atrasados em negocios.
    Mas eu tenho uma pergunta para você,que realmente conheçe nba melhor que nos.
    Quanto faturava P-JAX?
    Era maior que alguma estrela?
    Abs.

    • Fábio Sormani 02/10/2012 15:40

      Cesar
      P-Jax faturou US$ 10 milhões em sua última temporada com o Lakers.
      Abs.

  28. -35 Bruno Santos 02/10/2012 14:20

    Fabio,

    E você nem chegou a mencionar os técnicos professores pardal que tem por ai!! mas os piores são sem duvidas os treinadores vaqueiros que pensa que conseguem resolver gritando e xingando como se o a equipe fosse uma boiada!!

    • Fábio Sormani 02/10/2012 15:41

      Bruno
      Técnico vaqueiro… Gostei.
      Abs.

  29. -36 Jean 02/10/2012 14:41

    Concordo inteiramente com o colega quando diz que o técnico é a desculpa para mascarar a incompetência da direção do clube. Além disso, colocaria a instabilidade tremenda da profissão como uma das causas também.
    Além disso acho a classe dos técnicos de futebol no Brasil um tanto quanto deplorável, já que para o cargo de técnico de clube grande, assim que um é demitido (por qualquer causa, na maioria das vezes injusta) existem outros tantos que não titubeiam em assumir, não importa o motivo pelo qual o colega de profissão foi demitido. Ética zero… Assim sendo, quem está lá não aceita trabalhar por pouco, pois pode ser demitido em semanas, como estamos cansados de acompanhar.

  30. -37 Anderson 02/10/2012 14:42

    Sormani, acho que no futebol brasileiro, tudo (ou quase tudo) está fora da ordem. Um técnico não pode ganhar mais que o craque do time. Assim como um time que está quebrado não pode pagar R$ 1,5 de salário para nenhum jogador (Flamengo e R10). Todos os times devem impostos, salários, fornecedores e nada acontece. Na Europa, vários times cairam devido à dividas. NA NBA não me lembro de ninguém reclamar de salários atrasados. No volei nacional, os times precisam garantir capacidade financeira para participar da liga nacional.
    Os dirigentes dos times de futebol no Brasil “não são remunerados”, quebram os times sobre o pretexto de uma paixão, vão embora e que se dane os clubes e jogadores.
    A cultura futebolística está fora da ordem. Mas infelizmente acho que ela é um espelho de nossa sociedade.
    Que comece a temporada da NBA e os machucados (são muitos) se recuperem logo!!!!!!

  31. -38 marcio alemeida 02/10/2012 15:07

    Interessante sua análise, Sormani. Esqueceu-se de algo, conrtudo.
    Muitos clubes, além dos salários dos treinadores, pagam salários para seus ex-treinadores, em razão de cláusulas contratuais.
    Também é importante observar que muito dessa hipervalorização dos treinadores se deve ao desejo de resultados imediatos. Os clubes não desenvolvem trabalhos para desenvolver grandes times a médio e longo prazo. É tudo no curto prazo. E para tanto recorrem aos milagreiros de plantão, que nem sempre resolvem. Bem diferente da NBA, onde algumas equipes levam anos investindo na montagem de equipes. Bem verdade, que o rigor com que são tratadas as finanças da franquia contribui muito para isso. Talvez, se esse rigor fosse utilizado por aqui, os salários caissem.
    Finalizando, esses salários absurdos, vale observar, giram quase sempre na mão das mesmas figurinhas; o que demonstra outra faceta perversa do futebol brasileiro: nãa há renovação na área de técnicos.
    Abraços, Sormani.

  32. -39 gilson 02/10/2012 16:11

    Sormani, vc errou o fla não é o 19º

  33. O seu comentário está aguardando moderação.

    -40 Leandro Souza 27/10/2012 16:47

    Para você que gosta de basquete,não pode deixar de conferir o video dessa menina.
    http://www.youtube.com/watch?v=LYlg8C9j7w4&feature=plcp

  34. O seu comentário está aguardando moderação.

    -41 yitdjhdfeshgdchfutxyr 10/07/2013 6:59

    Title…

    […]the time to read or go to the material or internet sites we’ve linked to beneath the[…]…

  35. O seu comentário está aguardando moderação.

    -42 cheap ray bans online uk 26/07/2013 1:21

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NA NBA TÉCNICO NÃO GANHA MAIS QUE JOGADOR. NO FUTEBOL BRASILEIRO, SIM [url=http://www.justrbonlinea.co.uk/]cheap ray bans online uk[/url] cheap ray bans online uk

  36. O seu comentário está aguardando moderação.

    -43 cheap ray bans online canada 26/07/2013 1:22

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NA NBA TÉCNICO NÃO GANHA MAIS QUE JOGADOR. NO FUTEBOL BRASILEIRO, SIM [url=http://www.canrelnud.com/]cheap ray bans online canada[/url] cheap ray bans online canada

  37. O seu comentário está aguardando moderação.

    -44 cheap oakleys 26/07/2013 1:23

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NA NBA TÉCNICO NÃO GANHA MAIS QUE JOGADOR. NO FUTEBOL BRASILEIRO, SIM [url=http://www.okstorytye.com/]cheap oakleys[/url] cheap oakleys

  38. O seu comentário está aguardando moderação.

    -45 cheap oakley sunglasses in usa 26/07/2013 1:24

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NA NBA TÉCNICO NÃO GANHA MAIS QUE JOGADOR. NO FUTEBOL BRASILEIRO, SIM [url=http://www.candokyear.com/]cheap oakley sunglasses in usa[/url] cheap oakley sunglasses in usa

  39. O seu comentário está aguardando moderação.

    -46 fake ray bans for sale australia 26/07/2013 4:58

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NA NBA TÉCNICO NÃO GANHA MAIS QUE JOGADOR. NO FUTEBOL BRASILEIRO, SIM [url=http://www.bestspmall.com/]fake ray bans for sale australia[/url] fake ray bans for sale australia

  40. O seu comentário está aguardando moderação.

    -47 discount oakley sunglasses 26/07/2013 4:58

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NA NBA TÉCNICO NÃO GANHA MAIS QUE JOGADOR. NO FUTEBOL BRASILEIRO, SIM [url=http://www.nodeoppmatte.com/]discount oakley sunglasses[/url] discount oakley sunglasses

  41. O seu comentário está aguardando moderação.

    -48 fake oakley frogskins how to tell 26/07/2013 5:01

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NA NBA TÉCNICO NÃO GANHA MAIS QUE JOGADOR. NO FUTEBOL BRASILEIRO, SIM [url=http://www.rbsttyer.com/]fake oakley frogskins how to tell[/url] fake oakley frogskins how to tell

  42. O seu comentário está aguardando moderação.

    -49 cheap nike free run 26/07/2013 5:02

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NA NBA TÉCNICO NÃO GANHA MAIS QUE JOGADOR. NO FUTEBOL BRASILEIRO, SIM [url=http://www.freeonlineke.com/]cheap nike free run[/url] cheap nike free run

Os comentários do texto estão encerrados.