Publicidade

sábado, 29 de setembro de 2012 NBA | 00:46

NBA QUER PUNIR O ‘FLOPPING’ E CAMINHA PARA A ‘FUTEBOLIZAÇÃO’ DA LIGA

Compartilhe: Twitter

A mídia norte-americana noticia que a NBA vai punir o “flopping”. Ou seja: a simulação. Ou, se você preferir, o teatro.

Traçando um similar com o nosso futebol, seria o que fazem Neymar e Valdívia. Embora Neymar tenha diminuído dramaticamente o “cai-cai” (ele toma porrada mesmo!), o chileno do Palmeiras ainda insiste no “flopping”.

Quem seriam os caras a serem atingidos pela medida? Anderson Varejão está entre eles. E, dizem, encabeça a lista. Eu não vejo assim. Pra mim, o “flopper gangster” da NBA é Manu Ginobili (foto). Mas como o argentino tem grande nome na liga e conta com três anéis, além de jogar no San Antonio, o bucha estoura pro lado do Varejão.

Derek Fisher é outro “flopper”. Luis Scola também. Idem para Shane Battier. Querem mais? Raja Bell, Blake Griffin, Paul Pierce e Kevin Martin. A lista não é grande.

O mestre da simulação foi Vlade Divac. O sérvio era irritante. Quando jogava pelo Sacramento e duelava com o Lakers, o pessoal de Los Angeles ia à loucura com Divac.

Por falar nele, lembro-me que em 2004 eu entrei em um “Johnny Rockets” que fica na Promenade, Santa Monica (Los Angeles), e ele estava lá, sentado em um dos bancos giratórios onde é possível debruçar-se sobre o balcão. Estava só. Bebia uma Coca-Cola. Jogava no Sacramento na época, mas morava em Los Angeles. Entre, vi-o e fui ter com ele. Apresentei-me; disse que era do Brasil. Disse que era amigo de Oscar Schmidt. Contava eu que, com isso, fosse quebrar o gelo. Enganei-me. Divac não deu a menor bola pra mim ou para a minha história. Minha mulher tirou um retrato meu com Divac, eu agradeci e fui comer o meu hambúrguer.

Sujeitinho metido, disse minha mulher. Eu concordei.

Mas voltando à nossa história, dizia que a NBA vai criar regras para proibir o “flopping”. E o que isso significa? Significa que os árbitros terão mais poderes. Sim, pois o “flopping” é algo que pode ser interpretativo. Pra você pode ter sido; pra mim não.

Acho péssimo isso. A NBA está trilhando um caminho perigoso. Ela está se futebolizando — se é que existe esse termo — com certeza não existe, mas eu tomo a liberdade para essa licença poética.

A TNT já tem comentarista de arbitragem. Steve Javie, árbitro aposentado, é o Arnaldo Cesar Coelho da emissora a cabo norte-americana. Ridículo; nunca gostei disso. Arbitragem é algo que tem que passar despercebido, a menos que o erro seja grotesco. E se for, tem que ser abominado.

A NBA nunca teve isso e abre um sério precedente, pois está expondo a arbitragem de maneira covarde, como acontece no Brasil e no mundo do futebol com essas repetições em câmera lenta, onde tudo é falta, pois em câmera lenta tudo parece mesmo ser falta. Onde o tal do “tira-teima” condena um auxiliar num lance de centímetros. Covardia, como disse.

Agora vem essa história do “flopping”. A simulação nunca causou mal algum ao jogo. Nunca decidiu campeonato. Pra que fazer isso? Pra que dar esse poder ao árbitro, que, na verdade, só irá enterrá-lo aos olhos da opinião pública?

Sim, pois, como disse, o “flopping” é interpretativo. E se é interpretativo, pra mim pode ter sido e pra você não. Então, pra que isso? O que a NBA quer de fato? Quer criar polêmica? Quer, com isso, aumentar sua exposição na mídia e na boca dos torcedores?

Realmente, não gosto. Realmente, não aprovo.

É a futebolização da NBA.

Péssimo!

Autor: Tags: , , , , , , ,

14 comentários | Comentar

  1. 34 Diogo Vincenzi 29/09/2012 1:15

    Não tenho opinião formada…acho que é esperar pra ver como vai acontecer, mas achei curiosa a sua reação tão contra a idéia. Durante os jogos eu lembro que a maioria dos comentaristas estavam reclamando que os jogadores estavam exagerando no flopping e que tinha que ter um jeito de puni-los por causa disso. E o Stern já vinha falando também sobre isso desde o inicio da temporada passada.

    Bom, como falei, tem que esperar pra ver.

    Abs

    • Fábio Sormani 29/09/2012 9:59

      Diogo
      A melhor maneira de puni-los é não marcar as faltas. Chega uma hora que o cara para de fazer teatro e passa a marcar pra valer. Como a arbitragem é conivente, eles continuam.
      Abs.

  2. 33 Leonel 29/09/2012 7:47

    Sormani,

    Concordo com você.

    Basta ao árbitro não apitar falta no flopping. Porque nesse caso o jogador desarma toda a defesa por abdicar da sua posição para fingir.

    Deveria ficar do jeito de agora.

    Abraço

    • Fábio Sormani 29/09/2012 9:59

      Leonel.
      Exatamente.
      Abs.

  3. 32 Diogo 29/09/2012 8:05

    Sormani, a NBA, no minimo, está arrumando sarna pra se coçar. o flopping não é um serio problema sa liga que precisa de uma soluçao urgente pois estaria prejudicando alguns times… Corncordo que a arbitragem tem que ser discreta e ter o minimo de fatores interpretativos. Acho uma aberração essa coisa de “comentarista de arbitragem” que inventaram… a arbitragem nao deveria ser parte tao importante da discussao do futebol em uma transmissao.tem times que historicamente colocam todo o motivo de seu fracasso nas costas da arbitragem. como o Atletico Mineiro. eu, como mineiro, nunca vi um presidente do citado time dar uma entrevista para assumir que o time foi derrotado porque jogou mal ou o adversario era melhor, sempre usam a velha desculpa da arbitragem… nao gostaria de ver isso na NBA.mas, que Paul Pierce deve estar preeocupado…hehehe. flopper nato!

  4. 31 Leo Dantas 29/09/2012 8:30

    Ridículo realmente…
    Concordo 100% com vc…

  5. 30 will13 29/09/2012 9:55

    Eu acho Sormani que vc não está olhando bem essa situação. Para min o Flopping está se destacando cada vez mais na Nba se vc assistir um jogo da NBA e logo depois a Liga espanhola a mudança é nítida… Os jogadores da NBA estão muito mau acostumados com a proteção dos árbitros e tem um monte de jogadores que infiltra balaçando a cabeça pra fingir um falso contato(O mestre se chama Gallinari, Kevin Martin e muitos outros… Que deixam de jogar e passam a fingir que jogam…).
    Tendo dito isso, eu acho que é o contrário da futebolização, com a eliminação do flopping o jogo fica mais verdadeiro, na realidade esse tipo de atitude vai beneficiar os caras que ralam em quadra batendo e apanhando… Essa nova atitude venho para proteger o jogo dos Blake Grifins da Liga que vão pro pau o jogo todo(e ao contrário de vc eu não acho que ele seja um flopping gangster, pelo contrário a quantidade de porrada que eu já vi o Blake Griffin levar só na primeira temporada dele foi enorme).
    Obs: Eu não acho que essa caçada da NBA vai influenciar muito o Varejão, já que aquelea cavada tradicional em que o cara fica parado esperando a pancada ainda vai ser permitida pela regra. A diferença é que os jogadores não vão poder mais se mexer nesse tipo de jogada, coisa que tava já enchendo o saco na NBA os caras se mexendo quer cava a caceta da falta. E eu acho que paralelamente essa nova atitude vai caçar mais os flopping dos ataques mais do que os da defesa.

  6. 29 marcos gordinho 29/09/2012 10:53

    Acho que esta temporada esta demorando muito para começar e a crise de abstinencia geral esta levando a situaçoes inusitadas como assuntos sem tanta relevancia. Se temos que observar alguma mudança, sugiro uma forma de inibir o Rack-a-Shaq. Tipo 2 ou 3 faltas seguidas claramente com esta finalidade ser compensada com posse apos lances.

    • Fábio Sormani 29/09/2012 18:21

      Marcos
      PQP! Vc acertou na mosca! Se tinha algo que a NBA deveria ter pensado em mudar é essa tática nojenta do Gregg Popovich que poucos outros medíocres adotaram nesta temporada. Mto mais importante do que ficar punindo o “flopping”. Pbs pela sacada.
      Abs.

    • eduardo caba da peste 29/09/2012 21:02

      ACHO Q A EQUIPE Q SOFREU A FALTA PODERIA ESCOLHER ENTRE OS LANCES LIVRES E A POSSE DE BOLA, ASSIM ESTE TIPO DE COISA IA PARAR DE ACONTECER.

    • Fábio Sormani 29/09/2012 23:02

      ECP
      Com certeza: é o melhor antídoto.
      Abs.

  7. 28 Salerme 29/09/2012 10:58

    Sormani,

    Péssima decisão da liga. Eu me irrito muito com as punições de câmera lenta do futebol. Que, só para constar, não atinge os Neymar da vida. Sou galo, na quarta o Réver agrediu um jogador do Flamengo e foi, para meu desespero, justamente expulso. Dado o que ele fez, é justo que pegue um gancho. Mas eis que aparece uma câmera lenta da Band e mostra que o jogador do Flamengo encostou no queixo do Réver (mal dá para ver em câmera lenta). Conclusão; provavelmente o jogador do Flamengo irá pegar um gancho (esqueci o nome dele).

    Sei lá, se não for uma tentativa de agressão que passou desapercebido pelos árbitros (de cabeça, me lembro de dois lances, uma cotovelada do Almeyda – volante argentino – em Paul Scholes – o jogo era Lázio contra Unitede – e uma cotovelada do Fernando Redondo não me lembro em quem, mas ambos foram jogos de Champions League), acho que o que acontece em campo ou quadra tem que morrer lá, justamente para não ficar esta discussão chata e improdutiva que valoriza mais as regras que o esporte.

    Enfim, e concordo com você, árbitros tem que aprender a não marcar falta desses caras. Me lembro uma vez que via um desses programas de futebol e havia um lance polêmico envolvendo o Edílson. O comentário de arbitragem em questão era o Oscar Roberto de Godói. Antes de rodar o lance, o Godói (que apitou muitos jogos do Edílson) disse: “se foi com o Edílson não preciso nem ver o lance, não foi falta”. Claro, juiz não deve levar tanto a ferro e fogo, mas se sou árbitro na dúvida não apito falta a favor do Ginóbili, que, concordo com você, é o maior Flopper da liga.

    A propósito, bom você lembrar do Divac, serve para lembrar alguns que nem sempre o apito favorece ao Lakers e que na famosa decisão do Oeste de 2003 houve muitos floppeing do sérvio…

  8. 27 Marcio Aquino Jr 29/09/2012 11:22

    Nossa hoje na NBA tá dificil do jogador até reclamar por um lance qualquer, ou até msm vibrar por uma cesta , dependendo de vez quando ter uma reaçao expontanea que toma uma tecnica
    agora com esse floping , sei nao…Estao dando muito poder aos arbitros quando na verdade eles tendem a passar de “despercebidos”…vlw Sormani !

  9. 26 adeilton 29/09/2012 13:38

    Eu aprovo. Assim jogadores que não tem basquete para estar na liga e usam de outros artifícios para se fazerem úteis ao times aos poucos serão limados. O principal deles: Anderson Varejão. Me desculpem os patriotas de plantão…

  10. 25 Daniel 29/09/2012 14:56

    Sormani, acho que o aspecto da tecnologia e arbitragem no futebol e basquete divergem drasticamente.

    O futebol é muito mais conservador, não há tecnologia alguma, só agora estão pensando no chip na bola, muitas jogadas interpretativas, muito mais erros, etc…

    Ja na NBA vários árbitros, eles podem parar o jogo e ir la na mesa discutir se foi falta ou não em lances duvidosos, se a bola triscou ou não na mão de tal jogador antes de sair, se o jogador pisou ou não na linha de 3, se o cronômetro ja tinha zerado, etc etc, podem rever o replay 30 X se quiserem. Há erros mas em menor número que no futebol (tanto que você ve menos comentaristas de arbitragem como vc disse) e a tecnologia se faz muito mais presente. o jogo em si é parado muito mais vezes, seja pelos tempos dos técnicos, seja para oa árbitros tirarem essas dúvidas vendo na TV, etc, o futebol é conservador ao extremo e o jogo não para.

    Nisso discordo de você, mas quanto à simulação, aí sim seria algo interpretativo e tenho minhas dúvidas.

  11. 24 Cicínio 29/09/2012 18:45

    SIm, a arbitragem é realmente conivente , o correto seria não marcar as faltas, só discordo veementemente dos reis do Flopping/ simulação…Considero o pior de todos o Paul Gasol , seguido de Kobe Briant…Gasol na olímpiadas chegou a ser irritante de tanto gritar toda vez que ia para a infiltração pedindo falta…

  12. 23 eduardo caba da peste 29/09/2012 20:57

    Sormani, concordo com vc, o ginobilli é o maior, qto ao varejão acho q a maioria das faltas nele realmente existem , ele apenas faz uma movimentação que valoriza e deixa mais evidente a falta. Já o manulo não sofre as faltas, simula mesmo, so q como é o ginobilli, como vc falou, o arbitro marca.

  13. 22 Ricardo Camilo 30/09/2012 21:21

    Gosto da decisão… Se a NBA continuar a caçar os trapaceiros, o Poppovich vai ter que fazer outra coisa da vida

    • Fábio Sormani 30/09/2012 21:30

      Ricardo
      Voltou em gde estilo!
      Abs.

  14. 21 wander 01/10/2012 10:53

    sormani, concordo q o ginobli e um “grande” flopper mas o dwade é o pior dels, toda vez que ele sofre um contato ele finge ter levado um tiro.

  15. O seu comentário está aguardando moderação.

    20 Metemabieri 15/06/2013 15:02

    http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis achat
    http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis generique
    http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis in farmacia
    http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis precio

  16. O seu comentário está aguardando moderação.

    19 kuygmyjrhnbnmmdb 25/07/2013 6:12

    Title…

    […]we came across a cool web-site that you just might take pleasure in. Take a appear for those who want[…]…

  17. O seu comentário está aguardando moderação.

    18 ray ban sunglasses uk men 26/07/2013 1:27

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NBA QUER PUNIR O ‘FLOPPING’ E CAMINHA PARA A ‘FUTEBOLIZAÇÃO’ DA LIGA [url=http://www.justrbonlinea.co.uk/]ray ban sunglasses uk men[/url] ray ban sunglasses uk men

  18. O seu comentário está aguardando moderação.

    17 fake ray bans and oakleys 26/07/2013 5:04

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NBA QUER PUNIR O ‘FLOPPING’ E CAMINHA PARA A ‘FUTEBOLIZAÇÃO’ DA LIGA [url=http://www.bestspmall.com/]fake ray bans and oakleys[/url] fake ray bans and oakleys

  19. O seu comentário está aguardando moderação.

    16 fake oakley radar 26/07/2013 5:07

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NBA QUER PUNIR O ‘FLOPPING’ E CAMINHA PARA A ‘FUTEBOLIZAÇÃO’ DA LIGA [url=http://www.rbsttyer.com/]fake oakley radar[/url] fake oakley radar

  20. O seu comentário está aguardando moderação.

    15 nike free run sale 26/07/2013 5:08

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » NBA QUER PUNIR O ‘FLOPPING’ E CAMINHA PARA A ‘FUTEBOLIZAÇÃO’ DA LIGA [url=http://www.freeonlineke.com/]nike free run sale[/url] nike free run sale

Os comentários do texto estão encerrados.