Publicidade

terça-feira, 25 de setembro de 2012 NBA | 18:36

AS CRAVADAS EM CIMA DE PATRICK EWING E O ANIVERSÁRIO DE SCOTTIE PIPPEN

Compartilhe: Twitter

A princípio pode soar como uma baita sacanagem pra cima desse que é um dos maiores pivôs da história do basquete mundial. Mas uma coisa tem que ser dita: Patrick Ewing era um “bobão” quando tentava evitar uma enterrada.

Como vocês vão constatar o vídeo abaixo, a galera fazia Ewing de gato e sapato quando o encarava dentro do garrafão. A enterrada derradeira do vídeo, eleita obviamente a melhor de todas, é realmente espetacular.

O assunto me veio à mente ontem, quando eu postei o vídeo do Hakeem (vocês sabiam que no princípio era Akeem e depois ele mudou para Hakeem?). Tem um monte de enterradas de The Dream na fuça de Ewing.

PRIMAVERAS

Há pouco, olhando os TTs, vi Ben Osborne, repórter da “SLAM”, dizer que sua enterrada favorita de todos os tempos é exatamente esta última do vídeo em cima de Patrick Ewing. E sabem por que ele até postou uma foto (que reproduzo)? Porque é uma cravada de Scottie Pippen em cima do ex-pivô do New York. Scottie Pippen, o aniversariante do dia. Osborne homenageia Pip por conta de seus 47 anos.

Pippen é o Coutinho do basquete. Ele foi para Michael Jordan o que Coutinho foi para Pelé. Era impossível imaginar um sem o outro.

Claro que a relação de MJ com Pip foi mais duradoura e nada tumultuada, ao contrário do relacionamento entre Pelé e Coutinho. Este era cascudo, vivia brigando com Pelé. Cortaram relações. Coutinho é um cara amargurado. No filme do centenário do Santos foi o único que não participou, pois exigiu grana para isso.

Pip nunca foi assim. Pip adorava MJ. Nunca se incomodou em ganhar menos do que o Pelé do basquete, porque sabia exatamente qual era a sua posição dentro da franquia.

Por isso, achei muito estranho quando ele, ano passado, declarou que LeBron James poderia se tornar o maior jogador de basquete de todos os tempos. Primeiro, que isso não deverá se concretizar, pois assim como jamais aparecerá outro Pelé, jamais aparecerá outro Michael Jordan. Segundo, mesmo que se fosse verdade, em nome da amizade entre eles, Pip jamais deveria ter dito o que disse.

JORNALZINHO

Assim como MJ, vi Pippen ao vivo em 16 oportunidades. Ele era espetacular. Assim como era difícil falar com MJ, era difícil falar com ele. Pip gozava do mesmo prestígio de MJ. A mídia o requeria com a mesma intensidade.

Lembro-me que certa vez, em Chicago, depois de uma partida, eu estava no vestiário. Fiz uma pergunta a ele. Eu segurava um gravador com a mão direita e na esquerda tinha uma edição do “NBA News”, um jornalzinho mensal que a NBA distribuía gratuitamente para os jornalistas. Pip respondeu a pergunta e olhou para o jornal. E perguntou para mim: “Onde eu acho um desses?” Eu disse: na sala de imprensa, mas pelo que vi, não tem mais. E ele apenas balbuciou: “Hum…”

Randy Brown, que era o armador reserva do Chicago naquela época, viu a cena. Virou-se para mim e disse: “Pip quer o jornal”. Eu disse: mas eu só tenho esse! Ele insistiu: “Mas ele quer”. E eu entreguei-o a Pippen, que agradeceu, sorrindo.

Nunca mais vou me esquecer desse acontecido. Vejam que há dois momentos nessa história. A reverência e o respeito de Brown a Pippen e a minha capitulação. Mas não havia como negar aquele jornalzinho a este que me deu muitas alegrias ao longo dos tempos.

Pip, feliz aniversário, meu velho! Mas não se esqueça: Michael Jordan era, é e sempre será o maior de todos.

MUNDO QUE GIRA

Vejam vocês aonde eu fui parar. Estava falando que Ewing era um “bobão”, pois cansou de levar cravadas na fuça e acabei desembocando no aniversário de Scottie Pippen porque ele foi o responsável pelo maior “in your face” em cima de Ewing.

O vídeo está aí. Creio que vocês vão curti-lo.

Autor: Tags: , , ,

5 comentários | Comentar

  1. -15 marcos gordinho 25/09/2012 19:22

    Pip seria franchising player de qualquer outra equipe que nao tivesse Jordan, mas os deuses do basquete agraciou o verdadeiro “Rei” da bola laranja com o maior de todos os escudeiros em minha opiniao. Pois para ser grande e fiel escudeiro nao se pode almejar o mesmo estatus que seu lider escolhido, Pippen acabou se tornando grande talvez mesmo sem querer e com certeza com a elevaçao de Jordan a “rei” o mesmo deveria ser elevado no minimo ao posto de Sir Pip. Sempre achei que havia um certo desprezo pela bruxa do mar (era assim que eu e alguns amigos chamavamos Pippen devido a semelhança com uma personagem vilã do desenho Popeye). Mas foi bom saber de voçê Sormani que isso só acontecia pela mìdia não especializada daqui que acabava destacando apenas Jordan. Ainda bem que ele sempre foi reconhecido como grande pelos especialistas, assim recebeu seu espaço que é de direito no hall da fama.

  2. -16 Vitor 25/09/2012 19:28

    Sormani,

    Gostaria de deixar meus parabens ao maior “coadjuvante” da história da NBA. Depois do Jordan, ele foi o melhor, sem dúvidas, até o presente momento da franquia.

    Pergunto: se D-Rose conseguir ganhar um ou mais títulos com o Chicago e mesmo pós-lesão continuar a jogar o seu basquete de alto nível, ele pode alcançar, ou até passar o patamar do Scottie (2º melhor jogador) na história do Bulls?

    Sobre as cravadas no Ewing, eu particularmente acho a do Jordan em 91 no MSG, onde ele finta 2 com um movimento e depois voa pra cima do camisa 33 de NY e enterra nas fuças dele, a mais bonita. A do Pippen também foi magistral, mas essa do MJ fico sem palavras todas vez que revejo ela.

    Abs.

    • Fábio Sormani 25/09/2012 21:06

      Vitor
      Não dá pra saber. Agora, é claro que se D-Rose levar o Bulls a três títulos, ele entrará na história da franquia como um dos maiores.
      Abs.

  3. -17 Daniel 25/09/2012 20:16

    OH MY!!!! Fantástico!!!! O top 4 é qualquer coisa, o drible de Hakeem, a socaca de Penny.

    Realmente Ewing tomou MUITAS socadas na cabeça, in your face. Acho a cravada de Pip maravilhosa, ainda mais no contexto da rivalidade das franquias, depois derrubando e encarando Ewing que estava no chão, DEMAIS!!!!!

    Mas sou suspeito pra falar, a cravada 2, no youtube você encontra como Jordan over Ewing, pra mim é a melhor enterrada e a melhor jogada da história do basquete (não a mais importante, a que foi em playoffs, etc, mas a mais fantástica). MJ driblou com o corpo 2 marcadores no canto da quadra, espremido, e sem dó vôou e cravou na cara, na cabeça de Pat Ewing, até hoje essa jogada me arrepia até a espinha.

    Pip acho a N.2, e a de Jordan não só a melhor sobre Ewing, a melhor jogada (não é enterrada) da história.

    MJ cravou na cabeça de praticamente todos os pivôs da época, sem pensar muito, lembro de dunks antológicas over Eaton, Mutombo, Mourning, Ewing, Robinson, etc…

    E Pip era um jogador fantástico, o fiel escudeiro que Jordan precisava mesmo pra o complementar e formarem essa dupla fantástica e super vencedora. Pip era grande defensor, rápido, ótimo no contra ataque, finalizava e enterrava muito rápido, raçudo, um grandíssimo jogador. abs

  4. -18 Diogo 25/09/2012 20:20

    Sormani, no pacote do League Pass estão incluídos os jogos da pré-temporada, que começam no início de outubro ??

    • Fábio Sormani 25/09/2012 21:06

      Diogo
      Acho que não.
      Abs.

  5. -19 Marcello Leone 25/09/2012 20:59

    Fabio,

    Dois comentarios sobre este excelente post:

    1) O drible do Hakeem na enterrada sensacional

    2) A enterrada 2, do Jordan foi simplesmente sensacional pelo que ele faz antes da enterrada, dá olé em jogadores do Knicks. Jogadas como esta de MJ, que eram muitas aliás, mostram como são infantis as comparações de qualquer astro da atualidade com ele.

  6. -20 Doni 25/09/2012 21:11

    Muito legal o texto, mas o Pat é o Pat por isso mesmo nunca teve medo de cara feia, era dono do seu garrafão e nego que quisesse enterrar tinha q saber q teria q passar por ele, levou os seus “in your face”, mas era um baita pivo

  7. -21 sergio pesenti 25/09/2012 21:47

    Sormani. O que o Pippen falou para o Pat Ewing depois da cravada? Ele foi humilhado até pelo Mason, meu deus

    • Fábio Sormani 25/09/2012 21:55

      Sergio
      Vc acha que o Pippen falou alguma coisa? Não abriu a boca; ficou apenas encarando. Ninguém era louco de dizer nada para ele. Ewing sabia brigar como boxer.
      Abs.

  8. -22 Sérgio Viana 25/09/2012 22:21

    Fantástico vídeo Sormani! Coitado do Ewing…Deu azar de seu auge coincidir com o primeiro lucilo do Bulls e depois pegar o The Dream voando! Com certeza um dos “sem anel” mais talentosos que vi jogar!

  9. -23 Carlos Sallon 25/09/2012 22:58

    Todas as cravadas foram sensacionais, mas a do Pip foi de outro mundo!

  10. -24 Edinho - blogueiro do Draft Brasil 25/09/2012 23:27

    Sormani, esse top 10 é sensacional!!! Tiradno a enterrada número do Pippen na cara do Ewing aquela do Penny em cima dele também é humilhante! Belo post! Abcs

    PS: Tem como você entrar em contato conosco via DM pelo Twitter (@draftbrasil) p/ gente lhe fazer um convite?

    • Fábio Sormani 25/09/2012 23:40

      Edinho
      Tudo bem.
      Abs.

  11. -25 Israel Pegado 25/09/2012 23:41

    Muito obrigado pelo post Sormani!!!!

    Forte abraço!

  12. -26 Thiago Guarujá 26/09/2012 0:14

    Estamos vendo Messi jogar nessa época e acredito que ele vai superar Pelé,porque os times que Messi enfrenta é mais forte que os tmes da época do Pelé ,mais tem aqueles que dizem ele ganhou 3 copas do mundo,mais Messi já ganhou 3 Liga Dos Campeões que é uma competição que está no nível da copa do mundo e ele deve ganhar ainda mais esse título e ainda tem mais 2 ou 3 oportunidades de vencer a copa,quero dizer que pode sim aparecer um jogador melhor que Jordan,Lebron James não será esse cara James está mais para o Jon Jones do UFC é o que tem mais futuro por ser novo mais apresenta muitas falhas ! Kobe Bryant está no termino de sua carreira e não foi melhor que Jordan,mais acho que ainda teremos uma grande alegria de ver um jogador na NBA que vai superar Jordan , quando isso vier a acontecer sormani seria uma alegria para você ver alguem superar Jordan ? abs

    • Jean 26/09/2012 10:29

      Infelizmente não vai superar Pelé. pelé era completo, chutava com as duas pernas, cabeceava como poucos, driblava, lançava, etc. Messi é espetacular mas não amarra as chuteiras de Pelé. Quanto ao Jordan, também acredito que seja muito difícil alguém igualar seu nível.
      Quanto aos times que o Messi enfrenta, sinceramente, só na Liga dos Campeões mesmo, porque o campeonato espanhol é uma piada.

  13. -27 Vitor Cavalcante - São Luís - MA 26/09/2012 2:15

    Sormani, gosto muito do seu blog e penso que você é a maior referência do Brasil quando se trata de NBA.
    Contudo, sem querer ser rude. Mas como você pode AFIRMAR categoricamente que não haverá ninguém superior a Michael Jordan?
    Ok, é realmente difícil pensar nisso, já que Jordan era genial (e contemporâneo). Entretanto, é muito irritante essa espécie de saudosismo que você tem sobre o passado. Penso que há um pouco de SUPERESTIMA de sua parte. Não se esqueça em que a medida que vamos amadurecendo, as coisas ficam mais chatas, a vida perde o brilho do que foi outrora. É como um super-velhão LHE afirmar que nunca ninguém jamais superará Wilt Chamberlain ou Abdul-Jabbar, já que muito dificilmente alguém quebrará seus recordes.
    Sério, é muito chato esse saudosismo.
    .
    Lembrando que o respeito bastante, espero que leve isso como uma crítica construtiva. E eu não sei se o Chicago campeão teria capacidade física de segurar o Miami Heat atual, embora fosse mais técnico e favorito. Analise o contexto do esporte. O Basquete NÃO piorou, somente mudou.

  14. -28 Victor Rocha 26/09/2012 8:45

    Sormani, sou leitor assíduo do seu blog, acho você excelente, porém acho que exagera quando em qualquer asusnto fala

  15. -29 Luciano 26/09/2012 9:25

    Sormani,

    as cravadas em cima do Ewing são realmente sensacionais, mas… agora faça justiça e mostre alguns tocos expetaculares dele, principalmente em cima do Jordan!

    Abraço!

    • Fábio Sormani 26/09/2012 9:44

      Luciano
      Mande o link que eu faço um texto e publico.
      Abs.

  16. -30 eduardo caba da peste 26/09/2012 9:30

    parece q o splitter tem a mesma dificuldade do Ewing .

    • Teobaldo 26/09/2012 11:39

      Sem dúvida, e infelizmente, ele não tem “a mesma facilidade” do Ewing.

  17. -31 Rafael Celta 26/09/2012 9:48

    Meio “molão” ele , tinha que ser um pouco desleal e senta o sarrafo rs.
    As 4 primeiras e a 8° são sensacionais!
    abs

  18. -32 Jean 26/09/2012 10:10

    Concordo com o Toni, só toma este tipo de cravada quem se mete na frente dos caras. E podem notar que em nenhum momento o Ewing foi desleal, tentando meter a mão na cara do outro jogador ou puxar o braço.

    • Fábio Sormani 26/09/2012 10:12

      Jean
      Talvez por isso tenha tomado tanta enterrada na cara.
      Abs.

  19. -33 Alquieres R Farias 26/09/2012 10:23

    01º Quando se trata de informação; Aqui se torna um excelente espaço, parabéns pela qualidade.

    02º Quando se trata de opinião… …Jesus.
    Obviamente que toda e qualquer opinião que não ofenda a terceiros deve ser respeitada.

    Mas confesso que as vezes fica difícil chegar a 03º linha em inúmeros “post”

    A- Começando pelo post “original”.
    Ewing “bobão”??? WTF.
    Como assim, exceto por 1 ou 2 a maioria das jogadas do video, o mesmo vem na cobertura socorrer (ou limpar a jogada) do seu colega que fôra fácilmente batido.
    Ou seja, é mais coragem dele tentar evitar e arrumar o erro de seu colega do que simplesmente se isentar da jogada… a Kukoc, por exemplo, ali sim foi um baile… …já as primeiras, ele entrou nas jogadas vendido.

    Mas… como eu disse acima, é só um exemplo do que quanto não é informação o nível de excelência não é o mesmo.

    B- Dallas campeão.
    Quase afirma que foi o time derrotado que perdeu.
    Não o time vencedor que ganhou.
    Ou zebra… pior campeão… “entrelinhas…entrelinhas…”

    C- Esse mimimi contra os Lakers é chata… …e pior… um mimimi disfarçado.
    Um morde e assopra, chato.
    Um dia elogia.
    Noutro chuta.

    C- Sobre o Kobe então… Jesus, Maria e José…
    Se fulano diz, Kobe é isso; Pronto… “nego” nem dorme procurando artigos, videos, fotos, paparazzi… para “provar” o contrário.

    Não… não a verdade absoluta sobre melhor isso ou aquilo.

    E como dito lá.
    Todas as opiniões devem ter o mesmo peso.
    Mesmo sendo o coach “K” ou o “Zé”… muito embora a opinião do Zé… se for a favor do “MJ” será mais respeitada (até idolatrada) que a opinião do coach “K” sobre “KB”.

    É isso.
    Gosto do espaço.
    Indico em fóruns que participo… …mas, ás vezes… torcida em demasia pra time/jogador “CHI”..
    Não é legal…

    Abraços e boa sorte pra temporada que começa.

    Alq.

    • Fábio Sormani 26/09/2012 11:12

      Alquieres
      Achei péssimos o seu texto e o seu comentário. Mas respeito. Espero vê-lo mais vezes por aqui.
      Abs.

    • eduardo caba da peste 26/09/2012 13:15

      Acho que as pessoas desmerecem bastante o titulo do Dallas e do Dirk, infelizmente grande parte da população vai na onda do marketing que alguns jogadores fazem , tem gente que acha que o Beckham foi o maior jogador de futebol do mundo kkkkkkk. Enquanto ao Kobe , o cara fica o tempo todo dizendo, disfarçadamente é claro, que é o melhor , parece com a paranoia que o maradona tem de comparar com o pele.

  20. -34 Gersino 26/09/2012 12:55

    Sormani, o Ewing tinha um jeitão peculiar de bater os lances livres, que eu achava um barato ….
    Reitero o comentário feito por outro colega do botequim : o cara era leal demais na defesa e não se furtava de tomar essas enterradas porque ia para defender a cesta sem agredir o adversário.
    Acho que alguns pivôs como Mourning, Chandler e agora o metrossexual de LA nunca viram em vídeos o exemplo dado por esse jogador, que foi um dois maiores de todos os tempos na posição.
    Foram e são desleais ao máximo com os adversários, a cotovelada de Chandler em Nenê, nas Olimpíadas foi desnecessária e patética e aliás, concordo contigo, esse Chandler bate uma bolinha bem pequena ….
    Já Pippen … Talvez ele devesse ser escolhido o maior escudeiro, o melhor 2o jogador de franquia de todos os tempos da NBA, se esse título existisse ….

  21. -35 Paulo A 26/09/2012 14:32

    O Ewing de soft não tinha nada, levou várias cravadas na fuça, lógico, pois jogava dentro do garrafão. Ele tinha ótimos recursos, leveza e um jamp muito característico.

    Quantos as fintas e dribles do Hakeem (sonho!!) , já vi ele dizer em entrevista que vinham de seu início de esportista quando jogava futebol.

    Abs

  22. -36 Luciano 26/09/2012 16:29

    Sormani!!!

    Você sabe me dizer se o filho do Patrick esta na NBA? Onde ele esta?

    • Fábio Sormani 26/09/2012 16:30

      Luciano
      Infelizmente, não sei te responder essa. Mas alguma boa alma vai aparecer aqui no botequim e vai nos ajudar.
      Abs.

  23. -37 Gersino 26/09/2012 16:45

    Luciano,
    O Pat Ewing Jr. assinou um contrato com o basquete alemão em Julho/2012, depois de tentar a NBA, ser dispensado por alguns times e também não obter sucesso na D-League da NBA.

    Abraço !

    • Fábio Sormani 26/09/2012 17:03

      Gersino
      Valeu, obrigado.
      Abs.

  24. -38 Honorio 27/09/2012 7:47

    Não vi nada de mais nas jogadas. São espetaculares., mas dizer que Ewing era bonachão nos tocos, considero injustiça. Isso ocorre o tempo todo. Ewing ia mais pra atrapalhar a jogada do que realmente para-la e também não amarelava perante elas.

  25. -39 Diego 27/09/2012 23:26

    Ewing foi o único ídolo esportivo q eu tive fora do futebol. Numa época em q 11 a cada 10 amigos torciam pro Chicago e pro Lakers, eu era o único sofredor do Knicks, justamente por causa do jamaicano.

  26. Seu comentário está aguardando moderação.

    -40 hnoitbyrdghljbj 14/07/2013 0:38

    Title…

    […]usually posts some pretty exciting stuff like this. If you are new to this site[…]…

  27. Seu comentário está aguardando moderação.

    -41 kuygmyjrhnbnmmdb 25/07/2013 5:57

    Title…

    […]here are some hyperlinks to web sites that we link to because we feel they may be really worth visiting[…]…

  28. Seu comentário está aguardando moderação.

    -42 cheap ray ban sunglasses for sale 26/07/2013 1:30

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » AS CRAVADAS EM CIMA DE PATRICK EWING E O ANIVERSÁRIO DE SCOTTIE PIPPEN [url=http://www.justrbonlinea.co.uk/]cheap ray ban sunglasses for sale[/url] cheap ray ban sunglasses for sale

  29. Seu comentário está aguardando moderação.

    -43 cheap ray bans and oakleys 26/07/2013 1:32

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » AS CRAVADAS EM CIMA DE PATRICK EWING E O ANIVERSÁRIO DE SCOTTIE PIPPEN [url=http://www.canrelnud.com/]cheap ray bans and oakleys[/url] cheap ray bans and oakleys

  30. Seu comentário está aguardando moderação.

    -44 michael kors outlet palm springs 26/07/2013 1:33

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » AS CRAVADAS EM CIMA DE PATRICK EWING E O ANIVERSÁRIO DE SCOTTIE PIPPEN [url=http://www.filmemack.com/]michael kors outlet palm springs[/url] michael kors outlet palm springs

  31. Seu comentário está aguardando moderação.

    -45 oakley sunglasses uk online 26/07/2013 1:34

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » AS CRAVADAS EM CIMA DE PATRICK EWING E O ANIVERSÁRIO DE SCOTTIE PIPPEN [url=http://www.candokyear.com/]oakley sunglasses uk online[/url] oakley sunglasses uk online

  32. Seu comentário está aguardando moderação.

    -46 oakley sunglasses 26/07/2013 5:08

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » AS CRAVADAS EM CIMA DE PATRICK EWING E O ANIVERSÁRIO DE SCOTTIE PIPPEN [url=http://www.nodeoppmatte.com/]oakley sunglasses[/url] oakley sunglasses

  33. Seu comentário está aguardando moderação.

    -47 ray ban sunglasses sale wayfarer 26/07/2013 5:10

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » AS CRAVADAS EM CIMA DE PATRICK EWING E O ANIVERSÁRIO DE SCOTTIE PIPPEN [url=http://www.rbteratuk.co.uk/]ray ban sunglasses sale wayfarer[/url] ray ban sunglasses sale wayfarer

  34. Seu comentário está aguardando moderação.

    -48 replica oakley sunglasses paypal 26/07/2013 5:11

    Fábio Sormani notícias sobre basquete no Brasil e no mundo » AS CRAVADAS EM CIMA DE PATRICK EWING E O ANIVERSÁRIO DE SCOTTIE PIPPEN [url=http://www.rbsttyer.com/]replica oakley sunglasses paypal[/url] replica oakley sunglasses paypal

Os comentários do texto estão encerrados.