Publicidade

segunda-feira, 24 de setembro de 2012 NBA | 20:58

HAKEEM ACREDITA QUE O MIAMI PODE VENCER TRÊS DOS PRÓXIMOS CINCO CAMPEONATOS

Compartilhe: Twitter

Hakeem Olajuwon tem falado pelos cotovelos. E ele pode falar. Aliás, quando The Dream fala a gente para e ouve. Hakeem jogou muita bola.

Lembro-me de uma visita dele ao Brasil. Não me lembro do ano (êta memória!). Ele veio a São Paulo numa daquelas promoções não sei se da NBA ou de algum fabricante de material esportivo (de novo!).

Impressionava não apenas pelo tamanho, mas por emanar um fluido de sabedoria; sabedoria esportiva. E pela fala pausada, tranquila com que respondia a todos. Foi educado e atencioso com toda a mídia.

Lembro-me da visita de Kareem Abdul-Jabbar ao Brasil em 1994 (o ano agora eu me lembro). Kareem era bem diferente de Hakeem. Kareem era introspectivo, na dele. Não se esforçava nenhum pouco para ser agradável às pessoas. Mas, assim como Hakeem, tinha uma auréola em torno de sua cabeça, com o formato de uma bola de basquete.

Não, ambos não são santos. São seres humanos. Mas sempre pareceram divindades em quadra (foto).

PREVISÃO

Falo de Hakeem porque ele está falando pelos cotovelos. Depois de ter dito que os dois títulos conquistados por ele e pelo Houston foram merecidíssimos e que nem mesmo o Chicago de Michael Jordan teria roubado-lhes a glória, o nigeriano naturalizado norte-americano disse o seguinte para quem quiser ouvir: “O Miami pode ganhar três dos próximos cinco campeonatos da NBA”.

E agora, José? O que vocês me dizem?

JUSTIFICATIVAS

A previsão de Hakeem se dá por conta da presença de LeBron James. O ex-pivô do Houston treinou LBJ no verão passado.

King James foi atrás de um sonho: do sonho de ser campeão da NBA. Primeiro deixou o Cleveland e se juntou a Dwyane Wade e Chris Bosh em Miami. A decepção da perda do título para o Dallas fez LeBron dar o segundo passo: procurar Hakeem Olajuwon, pois ele queria realizar o sonho de ser campeão e de repetir Magic Johnson como um jogador completo, que pode jogar nas cinco posições com a mesma intensidade.

LBJ procurou Hakeem para que ele o ensinasse a jogar no “low post”, de costas para a cesta. Hakeem fazia isso com perfeição. Seu “fade-away jump” era espetacular. Seu “spin move” não ficava atrás. E os passes eram igualmente perfeitos. Patrick Ewing sofreu demais com isso nas finais da NBA de 1995. David Robinson sofreu a vida inteira. A mecânica dos movimentos de Kareem era perfeita.

LBJ aprendeu o macete do movimento e nos playoffs e na final da temporada passada ele encheu o picuá de tanto pontuar e dar assistências no “low post”.

Por conta disso, por conta de ver em quadra um jogador mais maduro e mais perfeito em seus movimentos, Hakeem não se surpreendeu com o título do Miami na temporada passada. “Nessa (temporada), ela estará mais à vontade ainda”, disse Olajuwon.

Mas não é apenas a questão técnica e tática que faz Hakeem apostar no Miami. Vejam o que ele falou: “Eu acho que vai ser muito mais fácil para ele. Toda aquela pressão, das pessoas perguntando ‘OK, ele pode fazer isso?’, isso agora é passado”.

Ou seja: LBJ já tem um anel no dedo e aquela obrigação de ter de provar que, “sim, eu posso”, já não existe mais. “O objetivo dele em quadra agora é outro”, disse Hakeem. “Ele não tem mais nada a provar para as pessoas. O que ele vai fazer agora é tirar proveito disso”.

E tirar proveito disso é continuar perseguindo o sonho de ganhar mais anéis. “Essa meta é muito realista”, disse Hakeem, respondendo a si mesmo quando conjecturou a possibilidade de LBJ ganhar três, quatro, cinco anéis ao longo da carreira. “De fato, isso é assustador”, completou.

SONHO?

E agora, José? O que vocês me dizem?

É apenas um devaneio de Hakeem?

DIVIRTAM-SE

Nos três vídeos abaixo, vejam na sequência: 1) Hakeem Olajuwon e todo seu arsenal. No começo tem muitas jogadas no “low post”; 2) LeBron James nesta mesma situação contra o Charlotte; 3) ideam diante do Chicago.

Autor: Tags: ,

8 comentários | Comentar

  1. -12 Gustavo Pereira - sc 26/09/2012 20:43

    Achei no site oficial do Houston, mas ja tinha visto uma entrevista dele, falando que o Handeboll ajudou bastante.

    National All-Sports Festival – Hakeem represented the Lagos State junior team in handball and basketball in 1979. The team used an ambulance to quickly get Hakeem from the handball field to the basketball court, so he could help both teams win. He led the handball team in scoring and the basketball team in rebounding as both teams won the gold medal.

    http://www.nba.com/rockets/hakeem_tribute/hakeem_encyclopediaNO.html

    • Fábio Sormani 27/09/2012 0:49

      Gustavo
      Valeu.
      Abs.

  2. -13 Sérgio Viana 25/09/2012 22:31

    Que delicia o vídeo do The Dream…Como jogava esse cara…Técnica pura!

  3. -14 Felipe Botucatu! 25/09/2012 16:23

    e agora josé . . . e agora o desafio começou.

    Miami..LA Lakers..Boston e OKC..correndo por fora Brooklyn e LA Clippers ..quem será o campeão?

    abs

  4. -15 Renato 25/09/2012 15:16

    Concordo com Hakeem, o Heat pode faturar alguns titulos e claro que não vai ser nada fácil com os times que as equipes montaram pra esse ano. Mas uma coisa é certa, LeBron esta se tornando um jogador cada vez mais dificil de parar, porque quando o cara vive de chute é mais facil de marcar e se o cara não estiver num dia bom poucas bolas vão cair. Agora, esse low post do James é quase impossível de marcar pq ele gira pra qualquer lado e finaliza com as duas mãos, sem contar a força que o cara tem. E o mais preocupante para os adversários vai ser a orbita ao redor de james quando ele for para esse tipo de jogada, pq quando tentarem a dobra ele ja solta a bola pro chute de 3 pontos e com ray em forma e os demais chutadores o Heat vai meter muita bola de 3.

    • Luiz 27/09/2012 23:07

      Ron-ron é ex-jogador em atividade…não vai acrescentar nada ao time, na minha opinião

    • Fábio Sormani 25/09/2012 16:43

      Renato
      Ou mesmo um passe para CB1. Concordo com tudo o que vc falou.
      Abs.

  5. -16 Diogo 25/09/2012 15:05

    sormani, li hoje que a cidade de Seattle aprovou o projeto de construçao de uma nova arena de basquete. show! e ai, o que sera? ouvi há uns meses que o Warriors planejam deixar Oakland em 2 anos (quando acaba seu contrato com a arena). Existem tb rumores de times que não estão bem em suas cidades: já ouvi sobre Clippers, Kings, Raptors… será que tem algo engatilhado? talves até a volta do Supersonics (já que o nome pertence à cidade de Seattle)?

    • Fábio Sormani 25/09/2012 16:42

      Diogo
      Essa história vai render mto ainda. Mas pelo que sei, Seattle construirá a arena para acolher o SuperSonics.
      Abs.

  6. -17 Vitor 25/09/2012 14:14

    Sormani,

    Pelo menos mais um o Miami ganha, dos próximos cinco possíveis. O desafio será o LA Lakers em uma eventual decisão.

    Vejo o Lakers com time pra jogar em alto nível apenas nessa temporada. Não sei se o Nash com 40 anos e o Kobe com 35 pra temporada de 2013-2014, jogarão no mesmo nível que conhecemos.

    Chicago, como vc mesmo disse, virou incógnita com a contusão do D-Rose. Espero que seu retorno seja como o do Jordan em 86 (MJ quebrou o pé no segundo jogo da temporada, voltou no finzinho daquela temporada para classificar o Bulls, e fazer uma de suas melhores atuações nos playoffs, quando marcou 63 pontos contra o Boston de Larry Bird no Boston Garden, recorde até hoje insuperável), guardadas as devidas proporções. E o Bulls é um contender de respeito (quando o time está saudável).

    Durant e Westbrook podem levar o Thunder a outras decisões, resta saber se eles suportarão a pressão novamente.

    Os outros times podem ter lampejos, mas só vejo esses times citados acima, com condições de título.

    E uma observação: quem sofreu nas finais de 95 foi o Shaq, e não o Ewing, que apanhou demais no ano anterior de Hakeem.

    Abs.

  7. -18 Israel Pegado 25/09/2012 12:41

    Eeeiii mestre Sormani,

    Hoje é aniversário do Scottie Pippen!!! Se puder, aproveite o gancho para falar um pouquinho e contar causos deste jogador, que para muitos fãs da bola laranja foi o parceiro ideal!!!

    Grande abraço!
    Israel

    • Fábio Sormani 25/09/2012 16:40

      Israel
      Congrats to Pip!
      Abs.

  8. -19 Gustavo Pereira - sc 25/09/2012 11:50

    Não podemos esquecer que a maioria desses movimentos o Hakkem tirou do Handeboll, esporte que ele também jogou na juventude.

    • Fábio Sormani 25/09/2012 16:39

      Gustavo
      Não questiono sua informação. Digo apenas que nunca ouvi falar sobre isso. A história que sei é que Hakeem era goleiro de futebol qdo morava na Nigéria. Eu mesmo fiz essa pergunta a ele qdo ele esteve no Brasil e ele confirmou.
      Abs.

  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. Última
  5. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.