Publicidade

quinta-feira, 24 de maio de 2012 NBA, outras | 10:27

BASQUETE NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA. BOSTON E PHILADELPHIA MOSTRAM ISSO

Compartilhe: Twitter

Basquete não é uma ciência exata como muitos jornalistas desinformados gostam de pregar quando vão dar exemplos do tipo: “Ah, se futebol fosse igual basquete, onde o melhor sempre ganha…” Estamos, claro, cansados de ler e ouvir essas patacoadas. Sabemos que não é assim. No basquete tem zebra (e várias) e digo que mesmo em melhor de sete surpresas podem acontecer.

Escrevo isso porque estou de olho nesta série entre Boston e Philadelphia (foto Getty Images). O Sixers, a gente bem sabe, só está onde está porque pegou um Chicago estropiado. Derrick Rose se lesionou no primeiro jogo e Joakim Noah no terceiro de uma série que teve seis embates. Não fossem as contusões e o Bulls teria passado pelo Phillies talvez em cinco jogos. A lógica dizia isso.

O Boston está penando contra um adversário que se classificou em oitavo lugar numa conferência reconhecidamente mais fraca e que passou adiante na competição pelos motivos expostos acima. Então, eu pergunto: que chances o C’s teria diante do Miami, por exemplo, numa provável final do Leste? Eu ouso responder: se o time do sul da Flórida se classificar para a decisão da conferência, a chance do Celtics é contar com um bloqueio de LeBron James.

Ontem eu conversei por telefone com Zé Boquinha, comentarista dos canais ESPN. Disse-me ele: “Se o LeBron jogar o que sabe e o que pode, ninguém segura o Miami”. Aí eu disse que concordava e que tinha até proposto no blog que se isso realmente acontecer, LBJ coloca muitos anéis nos dedos e, por conta disso, eu o colocaria na seleção da NBA de todos os tempos no lugar de Larry Bird. “Não há menor dúvida disso: LeBron tem muito mais recursos do que Bird. O problema é que ele não tem os colhões que Bird tinha”.

Assim como Zé Boquinha, eu também acho o Miami um time fortíssimo. Mas o Boston não é — pelo menos não demonstrou até o momento. O C’s é um time muito irregular e que até agora não conseguiu fechar uma série diante de um adversário que só está na festa porque entrou de penetra. E não vai aqui nenhum menosprezo ao Philadelphia, apenas uma constatação dos fatos. Ou alguém aqui ousaria colocar o Sixers como favorito na série diante do Bulls ou mesmo ao título da conferência? Creio que ninguém levantaria o braço neste botequim.

Mas o Sixers está vivo aproveitando-se das brechas que surgem. Primeiro, as lesões do Bulls; agora, a irregularidade do Boston. O sétimo e último jogo deste confronto será amanhã. Não acredito que alguém vai levantar o braço e dizer que aposta no Sixers. Dizer que “acha” que o Sixers leva não vale. Tem que cravar, colocando grana na parada, pois se não houver grana na parada, não há perda, e apostar assim é fácil, pois se errar fica por isso mesmo. Quero ver alguém entrar num site de apostas e colocar grana no Sixers, grana alta, daquelas que machucam o bolso se for perdida.

Pois é disso que eu falo. Desde que começou este enfrentamento, não apareceu ninguém, que eu me lembre, apostando no Sixers. E mesmo assim, o Boston está penando diante deste adversário bem mais frágil. Então, eu volto a perguntar: que chances teria o Boston diante de um Miami numa provável final do Leste?

As chances do Boston seriam as mesmas de o Philadelphia eliminá-lo sábado à noite e a mesma do Indiana diante do Miami. Elas existem, a gente bem sabe disso, porque o basquete, ao contrário do que muitos jornalistas desinformados gostam de pregar, tem zebra sim senhor. Mesmo em uma série melhor de sete, eu acrescento, lembrando o título do Dallas na temporada passada, que pra mim, que não sou desinformado, foi uma surpresa muito grande. Pra mim e pra muitos, diga-se. Basta fazer uma busca na internet e ler os artigos de jornalistas sobre a decisão do título do ano passado.

E por conta da zebra, o Sixers pode chegar à final e o Pacers também. E por conta da zebra, o Boston pode bater o Miami se ambos decidirem o título. E por conta da zebra, o Celtics pode ser campeão da NBA num cotejo diante de San Antonio ou Oklahoma City.

Ao contrário do que muitos jornalistas desinformados gostam de pregar, o basquete tem zebra. E agora ela deu pra dar as caras em séries melhor de sete, o que até então era impensável.

Autor: Tags: , ,

20 comentários | Comentar

  1. 0 Carlos Solrac 26/05/2012 2:52

    Bird com o biotipo dele que daria mais para ser um lenhador que um jogador de basquete foi o maior de todos os tempos só não fêz chuver em quadra. O LJ só joga contra time pequeno.

  2. -1 matheus 25/05/2012 11:26

    acredito q o 76ers daria até mais trabalho ao heat do q o boston……… abraços sormani!

    • Fábio Sormani 25/05/2012 12:01

      Matheus
      Leio o post de hj.
      Abs.

  3. -2 Carlos Ciloni 25/05/2012 10:02

    O Miami já está lá! Sinceramente acho que o Boston tem condições pra fazer uma série duríssima contra o Heat, ainda mais se Miami estiver sem CB1! Mas pra isso vai ter que vencer o 76s hoje…

    • Fábio Sormani 25/05/2012 10:16

      Carlos
      Resta saber se o Boston passa pelo Philadelphia.
      Abs.

    • Fábio Sormani 25/05/2012 10:16

      Carlos
      Resta saber se o Boston passa pelo Philadelphia.
      Abs.

  4. -3 Hibas 25/05/2012 9:21

    Sua analise pelo jeito esqueceu de alguns detalhes como:
    Defesa x Defesa,é um jogo muito mais tecnico,e sente a diferença no garrafão,onde Young é muito mais jovem e atletico que qualquer homem do Celtics,fora o Hawes(isso mesmo produção,confere?) sabe atacar muito bem,Bass é um cone e ja viu né?
    Fora que o Celtics depende muito do Rondo,e uma defesa como a do 76s joga muito mais fechado que a do Miami(que arrisca tudo para roubar a bola e jogar em transição).
    Celtics sofrerá com a ausencia de Bradley(quem diria ein?!),e Ray Allen claramente insatisfeito(jogos horríveis e uma posição de 6th man).Agora Ray volta ao time titular,mas sera dificil segurar um Wade num possível jogo contra o Heat,mas temos Pietrus que pode dar uma mãozinha tanto nele qnt no James.KG pode ser o diferencial,e dessa vez James terá que marcar Rondo,mas deixar Battier no Pierce?(má fase do queridinho do coach K)
    Chalmers no banco?(o melhor role do Heat nesses POs).Celtics pode ganhar essa serie por causa de um fator Doc Rivers,claramente superior ao Spolestra,apesar do banco limitado ,Rivers conhece muito melhor seu elenco.

  5. -4 claudiene 25/05/2012 0:48

    em relaçao as olimpiadas quem vc acha que fica com a medalha de prata no basquete feminino fabio sormani?

    • Fábio Sormani 25/05/2012 10:14

      Claudiene
      Há uma igualdade entre Austrália e Rússia, com os EUA um pouco acima. Esses três devem brigar por medalhas.
      Abs.

  6. -5 Matheus Vitorino 24/05/2012 21:43

    Sormani, acho que você esqueceu que o Boston sofreu pra eliminar um Atlanta sem Al Horford e Zaza Pachulia e com Josh Smith se machucando durante a série… O Boston já é um time em franca decadência, KG e PP já estão longe de seus auges, Ray Allen é, praticamente, um ex-jogador e o elenco de apoio é bastante fraco. Acredito que o Boston chegue sim a final do leste e, chegando lá, até acho possível que vença. Mas, se assim o fizer, será muito mais pela sorte de pegar um Atlanta remendado, por fugir do Bulls que foi eliminado pelas próprias lesões, e não pelos sixers e pela possível final contra um Miami sem Bosh (não sei quando/se ele volta) ou um Indiana inexperiente. O Boston é o Chelsea da NBA: só consegue o titulo se uma série de acasos improváveis ocorrerem. Lembrando que que no basquete a zebra pode, sim, ocorrer. Mas a chance disso é, na minha opinião, infinitamente menor do que no futebol.

  7. -6 Matheus Garcia 24/05/2012 19:06

    Olá Sormani,

    Quanto tempo não comento em seu blog, mas garanto-lhe que continuo sendo um frequentador assídio, pois no Brasil não há outro colunista ou blogueiro que analise melhor a NBA que você, ou se houver, ainda não encontrei. Sem falar que aqui leio postagens diárias, o que é muito difícil de se ver em outro blog.

    Então, queria só comentar sobre essa ideia errônea da qual muitos jornalistas utilizam ao se referir ao basquete. Dizer que no basquete só se vence o melhor está errado, mas dizer que no basquete só se vence aquele que mostra ser melhor em quadra, isso tenho certeza. Diferente do futebol, no basquete nunca vejo resultados injustos, essa é uma das qualidades do esporte.

    No basquete ganha quem joga melhor, mas nem sempre ganhar o melhor, o que é diferente. Exemplo: O Miami é muito mais time que o New Orleans, mas caso não mostre isso em quadra, a zebra aparece. Ou seja, mesmo a zebra acontecendo, mas no basquete só vence quem joga melhor a partida. Diferente do futebol, onde vemos equipes que jogam melhor durante toda a partida perderem por um lance isolado.

    Essa é a relação que existe no basquete. Nem sempre o melhor time vence, mas sempre vencerá aquele que jogar melhor durante a partida. Não vemos no basquete torcedores dizendo: “Ah, o meu time perdeu, mas merecia ter ganhado porque jogou melhor!” Pelo menos eu nunca falei isso e nunca presenciei alguém falando.

    E você Sormani, concorda? Um grande abraço!

    • Israel Pegado 25/05/2012 16:38

      Sormani,

      Confesso que fiquei curioso ao ver esta sua resposta fazendo uma análise com o tênis: Você também é um fã do esporte jogado com bolinhas e raquetes??? Sou praticante e gosto muito!

      Outra mestre, por que nunca mais tivemos a oportunidade de vê-lo fazer parte dos debates do programa Arena SporTV?

      Abração!

    • Fábio Sormani 25/05/2012 17:34

      Israel
      Adoro tênis. Gosto de esportes de um modo geral. Qto ao Arena, infelizmente, não houve mais oportunidade. Quem sabe no futuro?
      Abs.

    • Fábio Sormani 24/05/2012 19:19

      Matheus
      Sim, concordo. É o que eu sempre digo: pro Belluici ganhar do Nadal, ele tem que jogar mais. Ele não vai ganhar mandando bolinhas pra arquibancada, simulando contusão pra deixar o relógio correr, enfim, tem que jogar, pois em qqr outro esporte, os dois times têm a obrigação de atacar. Menos no futebol. No futebol, um time pode passar o jogo todo atrás, se defendendo e em apenas um ataque vencer o jogo. Vejam o que aconteceu ontem entre Fluminense e Boca. O time argentinho foi covarde, jogou atrás o tempo todo, só se defendendo. Na única vez em que foi ao ataque, marcou e se classificou. Foi uma tremenda injustiça, mas é do futebol.
      Abs.

  8. -7 Bruno Ribeiro 24/05/2012 18:27

    Sormani
    Você supöe,então, que as séries sejam aumentadas para melhorde 9, para que nao tenha zebras?

    • Fábio Sormani 24/05/2012 19:15

      Bruno
      Ninguém aguentaria uma série melhor de nove.
      Abs.

  9. -8 Sandro 24/05/2012 18:23

    Olá Sormani, cresci vendo jordan jogar e para mim aquilo era certo: acontecesse oq acontecesse, no fim, iria dar bulls. Muito tempo se passou e esse bordão “no basquete não há surpresas” também me pegou. Claro que ainda hj acredito q o melhor irá triunfar, oq mudou não foi minha concepção sobre isto e sim sobre quem de fato está melhor preparado para aquele embate, naquele momento.
    Não vejo alguém que negue a superioridade do Dallas ano passado e, assim como vc, ninguém q antes pudesse prever e apostar suas calças nisso.
    Não acredito em zebras no basquete, mas que as vezes o melhor cavalo se veste delas… isso vemos e revemos a cada ano.

  10. -9 Gustavo Arruda 24/05/2012 17:48

    Olá Sormani,

    a série Boston – Sixers está longa porque, primeiramente, o Celtics sofre com os problemas físicos de todo o time: Allen, Bradley e Pierce estão jogando no sacrifício e o banco nem sempre consegue manter o ritmo. Defensivamente, o Celtics até se esforça, mas o poderio ofensivo depende muito de KG, que ontem registrou 9-20 no FG. Sem falar que o time não tem pivô, Garnett tá lá porque Jermaine está fora e Stiemsma é muito novo para carregar uma responsa desse tamanho.

    Já o Philadelphia não é um time bobo, tem bons jogadores e uma defesa firme. Iguodala é um ótimo pontuador e incansável marcador, Holiday pontua bem, Hawes ajuda muito na defesa, sem falar também na dureza que é jogar no Wells Fargo Center, onde a equipe bateu o Bulls três vezes. Desde o início sabia que o Sixers levaria essa série longe. Lembro também que antes do ASG o pessoal da Filadélfia estava atrás apenas de Chicago e Miami. Foram perdendo o fôlego, mas mostraram ali que poderiam dar trabalho, e tanto que depois tirou o Bulls. Mesmo com o Chicago aos frangalhos, foi um grande feito.

    Portanto, era de se esperar um equilíbrio na série: o Boston com muitos problemas e um Sixers empolgado e com um time até competitivo.

    Quanto a Larry Bird e Lebron James: com a idade atual de Lebron (28 anos), Larry Bird já era bicampeão da NBA e MVP da liga. Lebron está longe disso, os anos passam e nada de chegar ao mínimo disso. Pelo contrário: em duas finais, Lebron foi varrido em uma e na outra simplesmente apagou diante da valentia do Dallas e do talento de Nowitzki.

    E nem falo só de títulos: falo de basquete apresentado mesmo. Não dá pra comparar.

    Abraço.

  11. -10 Juninho Stockler 24/05/2012 17:19

    será q allen iverson aguenta jogar na nba ainda?

    • Sandro 24/05/2012 19:45

      Adriano volta pro corinthians?

    • Fábio Sormani 24/05/2012 21:01

      Sandro
      De jeito nenhum.
      abs.

    • Fábio Sormani 24/05/2012 19:13

      Juninho
      É pra mim a pergunta? Se for, a resposta é: não.
      Abs.

  12. -11 gabriel 24/05/2012 17:02

    Acho q o Boston tem alguma chance contra o Miami. Pq eles tem muita vontade jogando contra o miami, coisa fora de base. Nos jogos da temporada regular os C’s jogaram como se valesse a vida.

  13. -12 Guilherme Santos 24/05/2012 16:44

    Olá Fábio ! O Boston está mto baleado, pra mim essa é a maior razão de sofrer com essa série. Assisti apenas a 1 jogo da série e pude constatar isso. Ray Allen está fazendo muita falta, não está nem sombra do que já foi.
    Mas pra mim ainda que passe Heat e C´s, podemos machucar o time da Flórida. Ainda mais nos momentos que tiver o KG inspirado, como em alguns jogos dos playoffs e se o Heat estiver sem o Bosh (ele não volta mais essa temporada?) podemos embolar um pouco a série, mas não acredito em uma final.

  14. -13 Marcio 24/05/2012 16:20

    Ola Sormani,

    Pelo visto sera mesmo o ultimo ano de Ray Allen, nao é nem sombra do jogador que foi, os numeros sao pessimos o jogo dele nao flui. Ultimo ano de contrato acho que nao renova com o Celtics. KG pelo que vem jogando acho que consegue uma renovacao de contrato. Mas caso nao consiga. Sem KG e sem Allen o Celtics vai ter cap para contratar praticamente quem quiser. Somando os dois sao U$31 m disponiveis para contratar e com PP e RR como base adicionando 1 otimo jogador estilo DW12 ou 2 muito bons jogadores os Celtics podem vir com um time muito forte para o ano que vem.

    Abracos

  15. -14 Thiago Guarujá 24/05/2012 16:16

    Eu não colocaria Lebron James no lugar de Bird porque até agora James só tem 2 títulos da conferência leste e uma medalha de ouro em pequim como título e terá mais uma em londres,Bird tem muito mais, a não ser que James ganhe uns 5 campeonato daqui para frente o que não acredito que vá acontecer pois o Thunder é o time que mais vai crescer e si torna a melhor daqui para frente, está com 27 anos tem mais 7 anos de basquete de nível alto,tem 7 chances de ser a estrela do time e si tornar então o melhor SF da história.

  16. -15 Danilo 24/05/2012 16:15

    Sormani e Zé Boquinha são dois grandes comentaristas de NBA, apesar que eu ache meio forçado o Zé ficar escondendo seu time sendo que algumas vezes ele não me parece imparcial, mais acredito que ele seja torcedor do Lakers, pelos seus comentários na ESPN.

    Mais falando dos Playoffs acredito que o Celtics leve vantagem pois o 7° jogo só vai ser sábado o que dá 2 dias de descanso, acredito que é tempo o suficiente pro time se recuperar mentalmente e fisicamente.
    Abs.

  17. -16 caio_l 24/05/2012 15:55

    a questao do celtics é que o time é velho, nao tem elenco e jogadores para que façam o mesmo papel dos titulares para eles descançarem e dependente do rondo, quando o rondo joga, faz o time time jogar e assim ganha, quando ele nao aparece, as coisas complicam, até para um time que é bom, mas jovem, só ficaram pronto, maduro daqui uns 3 anos. mas o celtics mesmo aos trancos e barranco chega as finais e ainda engrossa para miami ou indiana.

  18. -17 Bruno Ribeiro-DF 24/05/2012 15:01

    Realmente naum entendo porque estes post’s em relação ao meu Phila desde o ano passado… Ao meu ver esse time do Phila eh muito equivalente aos Pacers que é muito exaltado por vocês jornalistas… Se o Elton Brand fosse o Elton Brand de alguns anos atrás o time estaria muito forte para disputa do título… O time tem uma das melhores defesas da NBA e se tivesse um jogador como Iverson, que deu as caras ontem no Wells Fargo Center, teríamos feito uma campanha bem melhor no campeonato…. Essa eh uma franquia que apostaria ser um time de disputar títulos no futuro!!! Digo tudo isso pois acompanho muito a franquia, e assisti a quase todos os jogos (do sixers) desses playoffs…
    Apesar de naum concordar muito com esse post, gosto muito do seu blog… um forte abraço!!!

  19. -18 Renon 24/05/2012 14:18

    Sormani, gostei da definição de apostar, diferenciando do achismo, que praticamos todos os dias. Neste caso de Sixers x Celtics, prefiro dizer que acredito no Sixers. É inegável que o time beneficiou-se das contusões, mas também cresceu nos playoffs. Evan Turner, nº 2 do draft de 2010, está bem mais maduro. Iguodala pra mim está naquele degrauzinho mínimo abaixo de Kobe, Durant, LeBron e Wade. É um grande jogador. E Jrue Holiday vem fazendo a diferença, outro jovem promissor.
    O Sixers pode até perder a próxima e sair, ou passar e perder pro Miami. Mas é um time de futuro. O Boston só esta se mantendo porque Kevin Garnett e Paul Pierce estão segurando a onda, enquanto Rondo se alterna entre boas e más apresentações e Ray Allen decepciona. O Boston precisa se reformular, e acho que este campeonato é o limite dessa base.

    È uma pena que San Antonio e OKC façam apenas a final de conferência. Esse jogo deveria ser a final da NBA. Torço pro Miami, mas não creio que o time tenha forças pra enfrentar os rivais do oeste. Wade vem jogando no sacrifício, Bosh está fora e LeBron, mesmo que não amarele, pode não conseguir vencer sozinho. O resto do elenco só serve pra defender e fazer faltas.

  20. -19 Tavio Mahler 24/05/2012 14:14

    Fabio Sormani…estou acompanhando esta série de perto …. ……. e estou impressionado com o desempenho ridículo de Ray Allen…. ..acompanho a NBA a 3 anos e posso afirmar que já vi jogos dos celtics em que eles destruíam o adversário como este jogador …… mas hoje ele parece uma sombra que hora sim hora não aparece na quadra…….. desempenho ontem: 4-11
    nos arremessos e 1-5 nos arremessos de 3………..

  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. Última
  5. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.